Notícias

Londrina ganha livro "Olhares da Construção"

Para comemorar seu aniversário, o Sinduscon presenteia Londrina com um belo registro das construções e dos construtores da cidade. Projeto do fotógrafo Wilson Vieira, o livro “Olhares da Construção” conta a história da urbanização de Londrina e de empresas que ajudaram a erguer a cidade. O lançamento aconteceu hoje (14/12), no auditório da Associação Médica de Londrina, durante a apresentação do Caderno de Estudos do Fórum Desenvolve Londrina 2017, cujo tema é “Cidades Inteligentes – Conceitos, Planos e Ações”.



Na ocasião, também foi entregue o Manual de Indicadores de Desenvolvimento 2017 e a VI Pesquisa de Percepção da População sobre a Cidade de Londrina. O livro “Olhares da Construção” completou o vasto panorama apresentado, fazendo uma retrospectiva do desenvolvimento urbano e de seus protagonistas, uma vez que o setor da construção civil  é um importante motor do crescimento da cidade.



O livro nasceu na gestão do engenheiro e atual vice-presidente do Sinduscon Gerson Guariente (2011-2013), como forma de fechar as comemorações do aniversário de 25 anos da entidade. Não foi finalizado a tempo, mas chega agora para dar um brilho extra à comemoração dos 31 anos. No cerimonial, o presidente do Sinduscon, Rodrigo Zacaria, agradeceu o espaço oferecido pelo Fórum para o lançamento do livro e convocou Guariente a apresentar a obra.



 “A ideia era marcar a atividade do Sinduscon tanto como representante das empresas quanto como indutor e participante do processo de construção civil de Londrina e, ainda, contar com a presença dos principais personagens da história recente da nossa indústria de construção civil, de forma a deixar registrada a importância do setor”, conta o engenheiro.



Segundo a jornalista Lígia Barroso, coordenadora do conteúdo editorial do livro, “ao historiar o desempenho e o desenvolvimento da indústria da construção civil ao longo destes 80 anos, o olhar atual deste trabalho editorial também resgata a memória da colonização e do desenvolvimento urbanístico e arquitetônico da cidade de Londrina”, diz a jornalista, assessora de imprensa do Sinduscon na época da produção do livro.



De acordo com o fotógrafo, Londrina possui um dos maiores e melhores acervos fotográficos do Brasil no que diz respeito ao nascimento de uma cidade. Segundo ele, há muitos registros do rápido e vertiginoso crescimento da pequena Londres nas primeiras décadas de vida. “O setor da construção é parte desta memória, desde as casas de palmito até os grandes edifícios, como o Centro Comercial e o Julio Fuganti. Porém, com o passar dos anos, temos pouco ou nenhum registro das transformações urbanas da cidade”, argumenta o fotógrafo.



Para Guariente, o livro atingiu seu principal objetivo. “Conseguimos registrar, em um ótimo trabalho, a presença e a força econômica e social de nossa indústria regional”, avalia. Para Vieira, a obra traz o resgate e a homenagem a este setor que tanto contribui para desenvolvimento de Londrina.