Notícias

Lazer e serviços para os trabalhadores

Com o tema “Futuro dos Nossos Filhos”, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) ocorrerá simultaneamente em 27 localidades do Brasil no mesmo dia: sábado, dia 18 de agosto. Em Londrina, o evento será realizado pelo Seconci Paraná Norte no Centro Campestre do Sintracom (Rua Noel Porfirio de Andrade, 202, Parque Industrial Maria Estela Londrina) das 10 às 16 horas. São esperadas cerca de quatro mil pessoas, entre trabalhadores da construção civil e seus familiares.



Durante todo o dia, serão prestados diversos serviços como corte de cabelo, testes de acuidade visual e glicemia, orientação sobre higiene bucal, segurança do trabalho, edificações e alimentos. Também haverá doação de escovas de dente e distribuição de brindes, além de sorteio de muitos prêmios.



Para as crianças, a diversão está garantida com cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã inflável, cotonete e pintura facial, além de livre acesso às piscinas. Entre as guloseimas, pipoca e algodão doce. Já para os adultos, o destaque é o torneio de futebol, com direito a troféus para os campeões e medalhas para os participantes.



O DNCS de Londrina tem o apoio do Sinduscon Paraná Norte, Sintracom, RPC e os patrocínios da DRZ, Sicoob, Maptriz Smart City, Regional, Sistema Fiep, Artenge, Setenco, Plaenge, Vanguard, Yticon, Dentalclean, A.Yoshii e Edeme.



Promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci Brasil, o DNCS deste ano aproveitará seu alcance para mostrar a importância da educação das crianças, transmitindo a mensagem de que elas podem fazer a diferença na construção do país. “É consenso afirmar que o futuro do país está nas mãos dos jovens. Os caminhos que a sociedade tomará estão relacionados com as opções que fazemos desde cedo, por isso o tema escolhido tem tanta importância nos dias de hoje”, afirma o presidente da CBIC, José Carlos Martins.



O DNCS teve início em 2007 com o objetivo de unir o setor em torno da responsabilidade social. Foi inspirado em uma iniciativa do Sinduscon Paraná Norte, que realizou, em 2004, a primeira edição do Dia de Ação Social. "A ideia era fazer uma atividade em prol dos trabalhadores, proporcionar um dia lúdico para a família deles. Conversamos com o Sintracom, eles toparam e então fizemos no CAIC do Jardim União da Vitória. Foi sem muita pretensão, mas a CBIC comprou a ideia junto com o Sesi", lembra o superintendente do Seconci Ildo Ioris.



 De 2007 a 2017, o mais importante evento do setor da construção – voltado à promoção da responsabilidade social empresarial – já alcançou relevantes números no Brasil: foram realizados aproximadamente 3.920.630 atendimentos a quase 790 mil trabalhadores do setor da construção e seus familiares. Realizado anualmente em todo o País, o DNCS reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania.