Notícias

Governo vai criar Comitê de implementação do BIM

O Governo Federal deve criar nas próximas semanas um comitê interministerial para preparar a estratégia de implementação do Building Information Modeling (BIM) no país, afirmou representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção Civil (ENIC), em Brasília.Essa iniciativa é convergente às propostas do Projeto de Disseminação do uso dessa ferramenta no setor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e que conta com a correalização do SENAI Nacional. Presidente da CBIC, José Carlos Martins, frisou que a disseminação do BIM é um dos projetos prioritários da entidade. “Ele tem que entrar no pacote de reformas do governo. No médio e curto prazo, podemos começar a ter resultados, principalmente no aspecto de transparência”, afirmou Martins.

 

O BIM é uma plataforma de gestão de empreendimentos que permite o planejamento detalhado de projetos, da concepção à execução e entrega; uma tecnologia que reduz os custos, o tempo de obra, facilita a identificação de problemas e serve como ferramenta de combate ao desperdício e à eventual prática de desvios. Considerado uma revolução do ramo de construção civil, esse modelo, ao ser adotado, buscará atender o “objetivo do governo federal de elevar a produtividade e melhorar a transparência nas obras públicas”, segundo o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Nogueira Calvet.

 

As discussões dentro do governo são capitaneadas por essa Secretaria. Calvet informou que o Ministério deve comandar o comitê a ser criado por meio de decreto presidencial. Apesar de reconhecer que o debate nas outras pastas ainda esteja incipiente, o secretário de Desenvolvimento acredita que a estratégia de implementação do BIM no Brasil seja publicada até o fim do ano e siga os moldes do Reino Unido e do Chile, que ocupa posição de destaque na América Latina.

 

O painel desta quinta-feira foi organizado pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC. Para o presidente da comissão Dionyzio Klavdianos, o BIM passou a ter posição de destaque no cenário técnico da construção civil, resultado “da força que a CBIC está dando para desenvolver esse processo”. Durante o encontro, o secretário do BIM Task Group da União Europeia, Adam Matthews, e o Gerente Geral de Desenvolvimento Tecnológico da Câmara Chilena da Construção, Juan Carlos Leon, também apresentaram um panorama da disseminação do BIM nos países.



O 89° Encontro da Indústria da Construção (ENIC) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da CBIC contam com a correalização do SENAI Nacional e SESI Nacional.



Foto: Marcelo Villela