Notícias

Evento discute prevenção a acidentes de trabalho

Especialistas se reúnem nesta quinta-feira, dia 20 de abril, no Senai/Londrina, para discutir segurança e saúde no trabalho. O evento faz parte do Movimento “Abril Verde”, campanha nacional de prevenção de acidentes de trabalho.  Entre os temas a serem abordados, “Riscos de acidentes e o trabalho em altura na construção”, pelo auditor fiscal do trabalho Cláudio Baccarin,  e “Acidentes de Trabalho, Doenças Ocupacionais e Responsabilidade Civil e Criminal do Empregador e de seus preposto e agentes”, pelo juiz do trabalho Reginaldo Melhado (confira a programação acima). O Senai fica na Rua Belém, 884. Seconci e Sinduscon Norte PR estão entre os parceiros do evento, voltado a empregadores, sindicatos, engenheiros e técnicos de segurança, profissionais da construção civil e da área administrativa das empresas. A inscrição deve ser feita pelo e-mail sintespar@yahoo.com.br ou pelo telefone 43 99688-2551.



O movimento



O Movimento Abril Verde tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. O objetivo é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.



 



Por que abril?



No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.



A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.



No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, data instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.



Os números



Segundo dados de 2013 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), dois milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chega a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Esses dados colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho:  são quase 4 mil mortes por ano.