Notícias

Dia Nacional da Construo Social nasceu em Londrina

Com o tema Valores Constroem, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2016 será realizado no dia 27 de agosto em 32 localidades do Brasil. Em Londrina, o evento acontece na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, na zona norte. Trata-se de uma ação da indústria da construção destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial. O DNCS é um dia de serviço gratuito dedicado aos trabalhadores do setor e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, o evento deste ano visa resgatar conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade, como ética, família, saúde, solidariedade, gentileza, respeito, amizade, educação, vida saudável e cultura.

 

Durante o Dia Nacional são prestados diversos serviços, como: corte de cabelo, verificação de pressão, glicemia e teste de visão, orientação nutricional e de saúde bucal, teste de HIV, orientação jurídica, orientações sobre consumo de energia e uso de água, recreação infantil, teste de flexibilidade, alongamento e sorteio de brindes.O evento é aberto a toda comunidade. Empresas que têm interesse em divulgá-lo para seus colaboradores devem entrar em contato com o Sinduscon Norte PR para solicitar o material.



Em nove anos, o DNCS já prestou mais de 3,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 659 mil trabalhadores e familiares do setor da construção. Em 2015, foram realizados mais de 272 mil atendimentos, em 35 localidades do País, atendendo mais de 81 mil pessoas.

 

“O Dia Nacional da Construção Social é uma alegria para nós empresários e também para os trabalhadores do nosso setor. É um dia para confraternizar e comemorar, em família, as conquistas do trabalho realizado ao longo dos meses”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins, que neste ano fará a abertura oficial do evento no Rio de Janeiro. “Cuidar do nosso trabalhador é a nossa missão e fazemos isso com empenho, para que ele se sinta valorizado e motivado a trabalhar na construção do nosso Brasil”, enfatiza Martins.

 



Ideia nasceu em Londrina



A ação social, que teve início em 2007 com o objetivo de unir o setor em torno da responsabilidade social, promovendo cidadania e qualidade de vida, está comemorando a sua 10ª edição. Foi inspirada em uma iniciativa do Sinduscon Norte PR, que realizou, em 2004, a primeira edição do Dia de Ação Social. "A ideia era realizar uma atividade em prol dos trabalhadores, proporcionar um dia lúdico para a família deles. Conversamos com o Sintracom, eles toparam e então fizemos no CAIC do Jardim União da Vitória. Foi sem muita pretensão, mas a CBIC comprou a ideia junto com o Sesi", lembra o superintendente do Seconci Norte PR, Ildo Ioris.



A proposta do DNCS neste ano é resgatar os conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade. “Num momento onde os municípios e os estados estão falidos e a crise dificulta ainda mais o acesso aos serviços básicos de saúde e cidadania, o Dia Nacional se torna ainda mais importante e estratégico”, destaca Ana Cláudia Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/CBIC).

 

Em 2016, 32 localidades realizarão o DNCS. São elas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), Bento Gonçalves (RS), Capão da Canoa (RS), Santa Cruz do Sul/Vale do Rio Pardo (RS), Santa Rosa (RS), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Joinville (SC). Cada localidade desenvolverá ações de acordo com a demanda de seus trabalhadores.  

 

 

Serviço:

Dia Nacional da Construção Social (DNCS): 27/08

Das 10h às 16h

Local:  Escola Municipal Senador Gaspar Velloso. Rua Aliomar Baleeiro, 175. Conjunto Habitacional Sebastião de Melo César.