Notícias

Dia dedicado à prevenção a acidentes de trabalho

Cerca de 180 pessoas participaram hoje, no auditório do Senai, em Londrina, de um ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho. O evento, que faz parte do Movimento “Abril Verde”, trouxe à discussão temas de interesse de empregadores, sindicatos, engenheiros, técnicos de segurança, profissionais da construção civil e da área administrativa das empresas. Seconci e Sinduscon Norte PR estão entre os parceiros da iniciativa.



Entre os temas abordados, destaque para a palestra do engenheiro mecânico Claudio Baccarin, auditor fiscal do trabalho, que falou sobre os riscos do trabalho em altura na construção civil.  Segundo ele, as principais causas de acidentes são quedas, choque elétrico e soterramento, que acontecem tanto por ausência de planejamento como de análise dos riscos. “Se fosse para resumir em uma palavra seria: improviso.”



Baccarin ressaltou ainda tópicos importantes da NR 35, como o treinamento a cada dois anos e a atenção a possíveis fraudes na execução desse treinamento e também em exames médicos. Outro alerta do auditor é sobre o sistema de ancoragem, que deve ser projetado por profissional legalmente habilitado, e não por mestres de obras ou carpinteiros.



De acordo com Baccarin, cabe ao empregador realizar análise de risco, desenvolver procedimento operacional para atividades rotineiras e adotar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento dos padrões de proteção estabelecidos. “As construtoras têm que cobrar isso dos empreiteiros; caso contrário, tanto elas como os empreiteiros serão autuados.”



A programação contou ainda com a médica June Maria Passos Rezende, auditora fiscal do trabalho, que falou sobre segurança e saúde em postos e revendas de combustível; com o juiz Reginaldo Melhado, da 6ª vara do trabalho de Londrina, com o tema doenças ocupacionais e responsabilidade civil e criminal do empregador; e com o procurador do trabalho Heiler Ivens Natali, que trouxe à discussão o papel do MPT e ações regressivas.