Notícias

Caixa anuncia novas condições para aquisição de terreno e construção

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (30) mudanças na linha de financiamento de Lote Urbanizado e a oferta de taxas de juros diferenciadas para modalidades de Construção Individual. Ambas as modalidades, com funding do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e reajuste pela Taxa Referencial (TR), estarão disponíveis para contratação a partir da próxima segunda-feira (3/8). 



Para a modalidade de financiamento de Lote Urbanizado, poderão ser financiados valores entre R$ 50 mil e R$ 1,5 milhão, com taxa de juros efetiva de até 8,5% ao ano + TR, quota de financiamento de até 70% sobre o valor de avaliação do terreno e prazo de até 240 meses para pagamento da dívida.



“A linha de crédito é muito bem-vinda, porque possibilita escoar os loteamentos já lançados e ajuda nos novos lançamentos para o mercado, além de ser importante para as empresas de desenvolvimento urbano, que contam apenas com linhas próprias de financiamento”, afirma o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, apesar de defender taxas de juros menores em relação à Selic.



Para o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, “as linhas para compra de lote ou para construção individual são alternativas de acesso a crédito que podem favorecer a sociedade brasileira, principalmente a quem deseja morar em casa, possibilidade com maior viabilidade em cidades pequenas ou médias, em que o preço do lote ainda permite essa alternativa”.



Na avaliação do presidente da Associação das Empresas de Loteamento Urbano (Aelo) e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP, Caio Portugal, a dinamização das linhas pela Caixa para a comercialização com os lotes urbanizados prontos para construir significa um alento.



Impulsionadas, as linhas trazem algumas novidades:




  • Para a aquisição do lote

    • Aumento do financiamento de 50% para 70% do preço do terreno

    • Taxa de juros passa a ser de 8,5% mais TR



  • Na modalidade Aquisição de terreno + Construção ou Construção em terreno próprio

    • Taxa de juros de 6,5% mais TR





Nas duas modalidades, os adquirentes poderão usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortização do financiamento.



Leia mais