Notícias

Abril verde: saúde do trabalhador em pauta

Com o objetivo de multiplicar a cultura de segurança no trabalho, palestras acontecem nesta sexta (20/04), integrando o Movimento Abril Verde



A quinta edição do evento alusivo ao movimento Abril Verde acontece em Londrina nesta sexta (20/04), no auditório do Senai (Rua Belém, 844), a partir das 13h. O objetivo é debater a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. Seconci e Sinduscon Paraná Norte estão entre os apoiadores. A realização é do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná (Sintespar).



A tarde de palestras será aberta pelo procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira, e pela diretora do Sintespar, Leonice Claro. Às 14h, o médico Elver Andrade Moronte, do Ministério Público do Trabalho, fala sobre “Saúde e Trabalho no Brasil: Avanços e Retrocessos”; em seguida, é a vez da engenheira em segurança do trabalho, Cristiane Queiroz (Fundacentro/SP), falar sobre “A intensificação do trabalho e as consequências para a saúde do trabalhador”.



Às 17h, o advogado Gervazio de Matin explica “As doenças ocupacionais, o seu mapa no Paraná e sua metodologia. Qual é mais eficaz? Prevenção ou medicina?” E às 18h, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Heiler Ivens Natali, ministra a palestra “O impacto da Reforma Trabalhista na Saúde do Trabalhador”.



De acordo com a organizadora  Leonice Claro, a intenção do evento é multiplicar a cultura da segurança do trabalho em Londrina. As palestras são direcionadas a trabalhadores, empregadores e representantes de trabalhadores. As inscrições podem ser feitas no local, na hora do evento, ou antes, pelo e-mail: leoniceclaro@hotmail.com e pelo telefone 43 99912-5989.  Para quem puder fazer uma doação solidária, pede-se um pacote de fralda geriátrica.



Por que abril?



No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, data instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.



Os números



Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridas todos os anos, no mundo, em acidentes de trabalho. A entidade estima que isso acarrete um custo de cerca de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial em termos de dias perdidos, gastos com saúde, pensões, reabilitação e reintegração.