Notícias

10 de julho: Dia da Saúde Ocular

A visão é o principal sentido do ser humano. Estima-se que até 80% das informações que recebemos são através dos olhos. Sendo assim, a saúde ocular é importante para manter a melhor comunicação com o meio que nos cerca. Para nos lembrar disso, 10 de julho foi instituído como o Dia da Saúde Ocular.



De acordo com o médico oftalmologista Ivan Luis Idalgo do Oliveira, do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná – Seconci Paraná Norte -  alguns cuidados devem ser observados para prevenir e tratar as doenças, que podem causar sequelas e até cegueira.



“Algumas patologias merecem destaque pela frequência ou pela gravidade. A conjuntivite,que apresentou um surto no início deste ano, é causa de muitas faltas nas escolas e no trabalho. As úlceras de córnea merecem atenção especial dos usuários de lente de contato. Os erros refracionais, “o grau dos óculos”, podem dificultar o aprendizado e o dia-dia do indivíduo. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, mas hoje tem tratamento eficiente para o seu controle. E a catarata, apesar de assustar muita gente, é corrigida como uma cirurgia segura”, informa.



Além de tratar as enfermidades é preciso preveni-las. O uso de óculos escuros em locais com muita exposição à luz solar pode prevenir doenças na retina e nas pálpebras. Deve-se aplicar apenas substâncias próprias para o olho e prescritas por um médico. Para proteger os olhos durante alguns trabalhos o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) é essencial. O sondador deve usar máscara ou óculos com filtros especifico para isso. Já outros trabalhadores devem usar óculos de proteção comum para prevenir acidentes com pequenas partículas ou até acidentes mais graves, explica o oftalmologista.



Segundo ele, outro cuidado importante é visitar regularmente o oftalmologista, o único profissional capacitado para diagnosticar precocemente e tratar as inúmeras doenças que podem acometer o olho.



Por Rosângela Vale